Tenho duvida em relação a isso, qual bomba utilizar em poço artesiano ou semiartesiano.
Bomba Submersa estilo caneta ou palito como é chamada, ideal para poços artesianos e semiartesianos a bomba apelidada como bomba caneta, é um modelo elaborado para funcionar submerso, ou seja, coberto por água. Ideal para captar água de reservatórios subterrâneos, e de poços que tenham diâmetros mais limitados.
Existem 3 tipos que podem ser utilizadas.
1 - A bomba palito submersa é o modelo mais versátil, pois pode ser utilizada em qualquer tipo de poço artesiano. Destaca-se por sua alta vazão, e serve para poços de 3 polegadas acima.
Além disso, tem sistema de refrigeração a óleo e rotor de termoplástico, o que possibilita seu eficiente desempenho. Outras vantagens são:
- Alto rendimento;
- Menor consumo de energia (no mercado você encontra modelos que usam energia solar para funcionar);
- Praticidade de instalação;
- Não exige manutenção complexa.
2 - Bomba submersível também conhecida como bomba sapo
A bomba sapo submersível é o modelo adequado para poços de menor profundidade. Normalmente, trabalha parcialmente dentro da água. Existe um limite de segurança indicando até que ponto pode ser mergulhada no poço.
Diferente da bomba submersa, a submersível pode bombear água de poços artesianos que ainda tenham partículas de areia.
3 - Bomba ejetora
A bomba ejetora é mais aproveitada em poços semiartesianos. Trata-se de uma bomba centrífuga capaz de puxar água de grandes profundidades.
Seu funcionamento depende de dois tubos: 1 de sucção e 1 de pressão. Também tem 1 bico injetor que emite uma pressão para dentro do poço artesiano, produzindo um forte jato, que impulsiona a sucção da água.
A bomba ejetora trabalha na superfície. É necessário proteger sua carcaça e toda a instalação elétrica de chuva.