Qualidade da agua de um poço artesiano, como avaliar?

O que levar em consideração sabendo que pode conter metais na água?

Antes de utilizar a água de um poço artesiano, é importante fazer uma análise físico-química e bacteriológica da água para determinar se ela é segura para consumo ou se precisa de tratamento. A água só é considerada potável se atender ao padrão de potabilidade estabelecido pela legislação brasileira, atualmente a Portaria nº 888 do Ministério da Saúde.

Os responsáveis pelos poços artesianos devem analisar uma amostra semestral da água bruta em cada ponto de captação e realizar análises mensais de Escherichia coli em uma amostra antes do tratamento. A análise deve ser realizada por um laboratório credenciado e pode indicar diversos parâmetros da água, incluindo físicos (como cor e turbidez), químicos (como cloro livre e pH), microbiológicos (como contagem de bactérias heterotróficas, coliformes totais e E. coli) e organolépticos (como sabor, odor e aspecto).

A qualidade das águas de poços artesianos é muito variável, uma vez que as águas subterrâneas que abastecem nossos poços se deslocam por um longo caminho através de rochas e solos e assim podem captar diversos compostos (tais como magnésio, cálcio e cloreto, fluoreto, nitrato e ferro).